Descontentes com o facto de a administração da Rádio e Televisão Portuguesas (RTP) ter rompido as negociações com o Sindicato dos Jornalistas (SJ) sobre as actualizações salariais referentes a 2009, os jornalistas da estação pública avançaram com um pré-aviso de greve para os dias 5 e 7 de Junho.

A decisão foi tomada na passada quarta-feira, em plenário nas redacções de Lisboa e do Porto. A paralisação pode vir a concretizar-se “caso o conselho de administração não ceda”, disse fonte dos trabalhadores da empresa à agência Lusa.

Em comunicado, a direcção do SJ salienta que a proposta de actualização dos salários dos jornalistas da RTP é “inaceitável e lesiva dos seus legítimos interesses”. Em causa está um “aumento de 1,2%” que se redistribuirá “em diferentes fatias pelos vários níveis salariais. Sempre com prejuízo dos jornalistas”, refere o comunicado.

As negociações, interrompidas a 17 de Abril, versavam também questões relacionadas com os subsídios de integração e de refeição, cujas modificações salariais excluíam “um número significativo de jornalistas”.

O Sindicato dos Jornalistas acusa ainda a administração da RTP de não prestar contas “aos gastos feitos com pagamentos de prémios e regalias de cargos de estrutura”, razão pela qual “não pode invocar a ‘crise’ para persistir numa política de degradação das condições de vida e de trabalho dos profissionais ao seu serviço”.

Para 7 de Junho estão também marcadas as eleições para o Parlamento Europeu, pelo que a eventual paralisação dos jornalistas da estação pública assume uma maior relevância.