Vai decorrer de 30 de Setembro até 4 de Outubro a segunda edição do U-Frame, o Festival Internacional de Vídeo Universitário. A iniciativa conjunta da Universidade do Porto, da Universidade da Corunha e da Universidade do Texas volta, assim, já este ano, para apresentar os trabalhos dos estudantes universitários de todo o mundo.

“Inicialmente, o que estava previsto era que o U-Frame fosse de dois em dois anos, uma vez no Porto e dois anos depois na Universidade da Corunha”, explica Joana Miranda, membro da organização. “No entanto, correu tão bem que a Universidade do Porto dispôs-se outra vez a organizar o evento, e, portanto, o festival vai decorrer aqui”.

Uma escolha que, nota a organizadora, “não invalida que para o ano seja na Corunha”, apesar de não existirem “certezas” a esse nível.

O espaço escolhido é, novamente, a Biblioteca Almeida Garrett, pois “apresenta condições únicas, quer na transmissão dos filmes, quer no apoio aos workshops“, explica Joana Miranda, membro da comissão executiva do festival.

A organizadora diz que a primeira edição do festival teve um feedback bastante positivo, “tanto pela qualidade dos filmes, como pela adesão do público” e afirma que a segunda vai continuar a apostar na mesma fórmula: “centrar-se na qualidade dos filmes, workshops e masterclasses” e criar um “espaço de convívio e troca de informação”.

“É um festival universitário, pelo que não podemos recorrer às grandes estrelas que normalmente servem de âncora para atrair público nestes eventos”, diz Joana Miranda.

E, precisamente por ser um festival universitário, os próprios participantes internacionais têm de assumir eles próprios as despesas de deslocamento para o festival, se bem que a organização tenta “minimizar” os gastos através de apoios, “refeições nas cantinas da UP, por exemplo”. Os estudantes da Universidade do Texas não sofrem, no entanto, do mesmo problema, uma vez que chegam ao Porto “ao abrigo” de um programa que o U-Frame tem com a instituição norte-americana..

As inscrições para o festival estão abertas até ao dia 30 de Maio no site do U-Frame.