A duas jornadas do fim do campeonato, o FC Porto conquistou o seu quarto título consecutivo e o terceiro de Jesualdo Ferreira no comando dos azuis-e-brancos.Mais de 50 mil pessoas esgotaram o Estádio do Dragão, numa noite predestinada a acabar em festa. Os dragões impuseram uma pressão alta durante toda a primeira parte, mas o Nacional apresentou-se destemido e nunca cedeu defensivamente, levando o nulo para intervalo.

Os «dragões» entraram na segunda parte determinados a decidir o campeonato, e aos 47′, as bancadas foram ao rubro. Na sequência de um canto, Lisandro fez uma assistência primorosa para Bruno Alves, que cabeceou para o fundo das redes de Bracalli, fazendo o 1-0, e dando o título aos dragões. O Nacional, no entanto, não baixou a cabeça, e foi à procura do golo do empate, mas a noite estava destinada aos portistas.

O Sporting bateu o Vit. Setubal em casa por 2-1, num jogo difícil para os «leões» e em que Liedson foi a figura central do encontro, bisando. Depois do empate caseiro do Benfica frente ao Trofense os «leões» garantiram o segundo lugar e o consequente acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O «levezinho» abriu o marcador aos 26′, depois de um cruzamento de Caneira, desviado por Robson, que o «31» só teve que encostar.

Na melhor altura do Sporting no jogo, os visitantes empataram, depois de uma boa jogada de entendimento: Bruno Gama bateu Rui Patrício, aos 38′. Na segunda parte, o Vitória limitou-se a defender, e o jogo tornou-se num tiro ao alvo, com Kieszek a levar a melhor sobre Liedson e Derlei. Carlos Cardoso colocou o autocarro à frente da baliza, mas mesmo no fim do jogo, Liedson picou o bilhete e garantiu a viagem para a «Champions».

Liga Portuguesa – 28ª Jornada

Resultados

Vit. Guimarães 0-1 Rio Ave
SL Benfica 2-2 Trofense
Sporting 2-1 Vit. Setúbal
Paços Ferreira 2-1 Marítimo
Naval 1º Maio 0-0 Est. Amadora
Leixões 0-1 Académica
FC Porto 1-0 Nacional
Belenenses 0-5 Sp. Braga

Classificação

1. FC Porto, 66 pontos
2. Sporting, 60 pontos
3. SL Benfica, 53 pontos
4. Sp. Braga, 49 pontos
5. Nacional, 49 pontos
6. Leixões, 39 pontos
7. Maritimo, 37 pontos
8. Académica, 36 pontos
9. Vit. Guimarães, 35 pontos
10. Paços Ferreira, 31 pontos
11. Est. Amadora, 31 pontos
12. Naval 1º Maio, 28 pontos
14. Rio Ave, 27 pontos
13. Vit. Setúbal, 25 pontos
15. Trofense, 23 pontos
16. Belenenses, 21 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 19 golos
Liedson (Sporting),15 golos
Cardozo (Benfica), 15 golos
Baba (Marítimo) 10 golos
Lucho (F.C. Porto), 9 golos

O Benfica vai de mal a pior, depois de consentir um empate caseiro (2-2) frente ao Trofense, o penúltimo classificado. A equipa da Trofa até esteve a vencer na Luz, fruto do golo do defesa goleador Valdomiro à meia-hora de jogo. No entanto, a vantagem dos visitantes não durou muito, com Cardozo a empatar a contenda aos 35′, e a bisar quatro minutos depois, dando vantagem aos encarnados.

As «águias» controlavam o jogo, mas facilitavam demasiado em muitos lances, e foi sem surpresa que Paulinho fez o 2-2 aos 58′, para espanto do público da Luz. A equipa da Luz criou oportunidades até o fim do jogo, mas o Trofense soube segurar o empate, garantindo um precioso ponto na luta pela manutenção. Com este resultado, o Benfica já não consegue chegar ao segundo lugar, e ainda tem Nacional e Sp. Braga à perna, em nova época para esquecer.

Sp. Braga ultrapassa Nacional

O Nacional foi ao Dragão perder por 1-0. Apesar da boa exibição, os alvi-negros não conseguiram fazer frente ao campeão e foram ultrapassados pelo Sp. Braga na classificação, apesar de ambas as equipas terem o mesmo número de pontos. A turma de Jorge Jesus foi ao Restelo humilhar o Belenenses, ganhando por expressivos 5-0. Renteria e Paulo César, com dois golos cada, e Alan construíram a vitória bracarense, que alcança assim o Nacional no quarto lugar.

Belenenses: boa sorte e tudo de bom

A luta pela manutenção joga-se praticamente entre três clubes. O Vit. Setúbal, apesar da derrota em Alvalade por 2-1, mantém-se acima da «linha-de-água» com 25 pontos, mais dois que o Trofense, que foi arrancar um empate à Luz.

Em maus lençóis está o Belenenses, último classificado, com 21 pontos. Se o histórico clube do Restelo quiser manter ainda alguma réstia de esperança na manutenção, tem que ganhar os dois próximos jogos, frente a Rio Ave e Benfica, e ainda esperar que os seus adversários directos percam pontos, quando já não conta com Jaime Pacheco, que acertou na noite de ontem a rescisão contratual com a nova direcção do Belenenses. Até ao final da temporada, Rui Jorge, treinador dos juniores dos «azuis», assume o comando da equipa sénior.