Durante dois dias mais de 350 pessoas, entre estudantes, professores e investigadores da América Latina e da Europa, vão reunir-se para partilhar experiências e discutir formas de cooperação entre as duas regiões.

O propósito é a participação no Programa Alβan, um programa de bolsas de estudos da Comissão Europeia, gerido pela Universidade do Porto (UP).

Ao longo de cinco anos de candidaturas anuais (entre 2003 e 2007), cerca de 3319 alunos participaram na iniciativa. Oriundos de 18 países da América Latina, os candidatos tiveram a oportunidade de realizar estudos de pós-graduação, mestrados e doutoramentos em 510 instituições de ensino superior europeias.

Agora, alguns dos intervenientes vão debater, através do relato das suas experiências, novas formas de colaboração, ao nível do ensino superior, entre a América Latina e a União Europeia.
Dinamizar a “Rede Alβan Alumni”, formada por ex-bolseiros, e promover o “intercâmbio de informação e ideias sobre o desenvolvimento e a internacionalização do Ensino Superior em ambas as regiões” são os objectivos da Conferência Alβan 2009, como se pode ler em comunicado emitido pela UP.

O evento decorre esta sexta feira e sábado na Faculdade de Desporto da UP.