Incapaz de contrariar o maior poderio de equipas da Eslovénia e da Turquia, a equipa de andebol feminino da Universidade do Porto não foi além do sexto lugar no Campeonato da Europa de Andebol universitário, disputado entre 15 e 21 de Junho, em Ljubljana,

Candidata assumida à vitória, a Universidade do Porto bateu-se em todos os jogos, apesar da diferença de condição física. Nesse aspecto, distinguiram-se as atletas da Universidade de Ljubljana e da Universidade de Valence, que lideraram o grupo onde a UP foi terceira. O último lugar coube às francesas do ao INSA de Lyon, derrotadas pela UP por 29-28.

Luísa Estriga, treinadora da equipa portuense, explica que a prestação “ficou aquém das reais possibilidades deste grupo”. A técnica refere que o facto de no primeiro jogo a Universidade do Porto não poder contar com a equipa completa – algumas atletas ainda regressavam da Selecção Nacional – “revelou-se decisivo para a classificação final”.

Outra razão encontrada para o insucesso passa pelas “dificuldades de compatibilização da vida académica com a prática desportiva” sentidas pro alguams estudantes quem, “apesar do estatuto , continuam sem poder representar a UP nos campeonatos Europeus por constrangimentos académicos”.

A vitória no sector feminino do CEU 2009 foi disputada numa final que opôs a Universidade de Ljubljana (opositora da UP na fase de grupos) às polacas da Universidade de Vincent Pol. A equipa da casa dominou grande parte do tempo mas as polacas, mais experientes, acabariam por triunfar no prolongamento, garantindo o segundo título europeu do seu historial.

Faltou o “quase” à Universidade do Minho

Apesar do desaire das ateltas da UP, a comitiva portuguesa no CEU acabou por celebrar, no setor masculino, a chegada da Universidade do Minho (UM) à final da competição. Pelo caminho, os minhotos afastaram adversários possantes da Turquia, França, Polónia e Alemanha, sucumbindo apenas perante uma equipa russa no jogo decisivo. Apesar da derrota, a UM traz para Portugal a sua terceira medalha de prata nos CEU.

Luísa Estriga elogia o comportmento da equipa portuguesa, sublinhando que “tanto a nível europeu como nacional o desporto universitário está a mudar, o que se tem traduzido numa melhoria do nível competitivo e desportivo dos campeonatos”.

A UP já sonha com o próximo CEU, a decorrer no Chipre, em 2010. Para lá chegar, terá que conquistar a quarta vitória consecutiva nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU).