O Prémio Nobel da Paz deste ano já tem “dono”. Depois de, no ano passado, o Instituto Nobel Norueguês ter distinguido Martti Ahtisaari, antigo presidente da Finlândia que se destacou devido à sua actuação como mediador internacional, é, agora, a vez de Barack Obama ser agraciado com o Nobel para a Paz.

As razões que mais pesaram na escolha do presidente norte-americano prendem-se com a sua contribuição para o processo de paz no Médio Oriente e a cooperação entre povos, defendendo os Direitos Humanos e a importância das questões ambientais para o futuro do planeta.

Thorbjoern Jagland, presidente do comité que, todos os anos, decide quem recebe os Prémios Nobel salientou, em declarações à imprensa, a capacidade de Barack Obama “dar esperança para um futuro melhor”.

O Nobel da Paz será entregue a 10 de Dezembro no aniversário da morte de Alfred Nobel e será acompanhado de um prémio de um milhão de euros.

Os galardoados deste ano

O prémio Nobel da Medicina 2009 foi atribuído a três norte-americanos, por trabalhos de investigação ligados ao envelhecimento das células e com implicações na investigação do cancro. Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak são os investigadores galardoados.

No que diz respeito ao Nobel da Física, este foi, também, atribuído a três pessoas com ligações aos EUA: Charles Kao, Williard Boyle e George E. Smith. Charles Kao foi premiado pelos seus trabalhos no campo da transmissão da luz através das fibras e Boyle e Smith pela invenção de um “circuito semicondutor de imagens” denominado CCD.

Quanto ao Prémio Nobel da Química de 2009, este será entregue à britânica Venkatraman Ramakrishnan, ao norte-americano Thomas A. Steitz e à israelita Ada E. Yonath, pelos seus estudos acerca da estrutura e função do ADN.

Herta Müller foi a escritora agraciada este ano com o Nobel da Literatura. Romena naturalizada alemã, Müller foi premiada pela Academia sueca tendo em conta “a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa”.

O prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel será atribuído a 12 de Outubro.