Em sequência da reunião que estava agendada para esta terça-feira, o Cineclube do Porto emitiu um comunicado [em PDF], em que, entre outras coisas, apela aos portuenses que se inscrevem como sócios, louvando o “aparecimento” da petição e do Manifesto pelo Cineclube do Porto, na medida em que “a quantidade de assinaturas reunidas representa a existência de um grupo alargado de pessoas efectivamente interessadas na actividade” da associação.

Reunião do Movimento pelo Cineclube do Porto:

O Movimento pelo Cineclube do Porto anuncia a realização de uma Reunião Magna na sexta-feira, 4 de Dezembro, pelas 18h30, no Palacete Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto. A “integridade e boa conservação do valioso espólio” e “as bases do funcionamento, logística e actividades no futuro do Cineclube do Porto” são os temas em agenda.

“A direcção gostaria de ver esse apoio traduzir-se na única forma consequente de impulsionar a actividade do Cineclube do Porto, nomeadamente através da inscrição e participação activa de novos sócios.”

Em resposta ao Manifesto, a direcção garante que o espólio “se encontra guardado e conservado em boas condições na sede da associação” e que foi encontrada uma solução para “assegurar o funcionamento da secretaria em horário devidamente publicitado”. “Nos termos estatutários”, também estão a ser preparadas eleições.

Por falta de “recursos humanos e financeiros”, o Cineclube do Porto interrompeu a actividade em Abril, mas a direcção diz continuar a “reunir regularmente” procurando “soluções” para “regularizar o déficit humano e financeiro da associação”.