Para “sensibilizar a sociedade sobre o autismo” e “trabalhar a interacção sem ser de uma forma preconceituosa” surgiu o projecto “Caminhando contra a (in)diferença”, uma iniciativa do Externato Pedro Nunes, em Vila Nova de Gaia, e a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo do Norte (APPDA-Norte).

Deste modo, alunos da APPDA-Norte contactaram com estudantes do 12.º ano da Área de Projecto do Externato, conta Lígia Santos, responsável pela disciplina. Colar, recortar, desenhar ou pintar eram algumas das actividades, mas o objectivo principal foi mesmo conversar e conviver.

Lígia Santos salienta que o “momento alto” de toda esta colaboração foi em Maio com a representação de uma peça. André Vilaça, autista, escreveu o texto dramático, que foi baseado no livro “Contos Soltos”, e todos os envolvidos participaram.

“Nenhum continuou a mesma pessoa”

Natália Correia é professora do Externato Pedro Nunes e colaboradora na área da Educação Física da APPDA-Norte. É uma “dupla-personalidade”, graceja a própria, que sempre considerou que um envolvimento entre as duas instituições “traria benefícios óbvios”.

Como resultado, Natália notou mudanças evidentes, por exemplo, nos seus alunos do Externato: “Penso que este projecto os fez crescer como pessoas, passaram a perceber que ser ‘normal’ é só mais uma maneira de ser, entre tantas outras.”

Também Lígia Santos salienta que os objectivos iniciais foram, sem dúvida, cumpridos: “Sem presunção, penso que, mesmo pelas opiniões auscultadas no fim, os anseios iniciais foram largamente preenchidos, levando-me ao espanto. Nenhum dos envolvidos continuou a mesma pessoa.”

Devido ao sucesso alcançado, prepara-se agora a repetição deste projecto no próximo ano. Desta vez vai contar também com a colaboração da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Gaia (CERCI Gaia). O propósito é incluir jovens portadores de Trissomia 21.