A composição da autoria do fotógrafo Nuno Correia e do estilista Júlio Waterland que servirá de “nova imagem” à “Essência do Vinho” foi apresentada segunda-feira no restaurante do Palácio da Bolsa pelo presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira. Com a presença dos autores e do vereador do turismo, Vladimiro Feliz, Rui Moreira fez questão de salientar que o evento não é “uma feira de vinhos tradicional”, pois não se limita à venda de vinhos, atraindo o público “para conhecer o vinho português” e “outros elementos culturais, estando aberto a vários tipos de público”.

Já Vladimiro Feliz saudou a iniciativa, considerando-a “uma marca que já conquistou o seu espaço na cidade” e que “está a consolidar o seu espaço por fora”. O vereador destacou a escolha do local, salientando a “conjugação perfeita” do Palácio da Bolsa como património da cidade e da “Essência do Vinho” como marca prestigiante.

O evento, criado em 2004 numa parceria entre a autarquia, a Associação Comercial do Porto e a ViniPortugal, visa promover a produção nacional e elucidar o público aderente sobre a cultura do vinho.

De 4 a 7 de Março, quem visitar o Palácio da Bolsa poderá, entre as cerca de 50 actividades, assistir a provas comentadas, apresentações de produtos ou mesas-redondas com diversos temas, desde o aconselhamento no acompanhamento do vinho até à discussão de castas individuais. Estas conversas serão conduzidas por uma centena de wine experts de todo o mundo, estando disponíveis para prova 3500 vinhos.

Entre as diversas actividades que pautam a programação da sétima edição da “Essência do Vinho” destacam-se a eleição do Top 10 de Vinhos Portugueses e a prova comemorativa do centenário da República Portuguesa, que acontece ao final da tarde do segundo dia do certame. Já no último dia do evento, Aníbal Coutinho conduzirá uma prova comentada de alguns dos melhores vinhos de 2009. O evento decorrerá entre as 15 e as 21 horas, sendo o custo da entrada entre dez e doze euros.