A Comissão Europeia vai divulgar hoje, quarta-feira, a estratégia Europa 2020, que sucederá à “Estratégia de Lisboa”, que terminou o seu prazo este ano. O documento representa o primeiro acto de gestão do segundo mandato da equipa liderada por Durão Barroso.

Os principais objectivos do plano, a cumprir até ao final da década, passam pela aposta na educação, novas tecnologias e inovação. Para tal, estão previstas medidas como o aumento do emprego da população activa de 69% para 75% e a atribuição de 4% do PIB ao campo da investigação, bem como a redução da emissão de dióxido de carbono em 20% em relação ao valor registado em 1990.

No documento “Europa 2020” estão ainda consideradas açcões como o aumento do valor dos cidadãos com curso superior para 40% da população adulta, e a redução em um quarto do número dos cidadãos que vivem abaixo do limiar da probreza, estimado em 28 milhões de indivíduos.

O plano da “Comissão Barroso II” visa, acima de tudo, tornar mais eficaz a coordenação das políticas económicas dos Estados-Membros, de modo a que a União Europeia recupere da crise e possa relançar a economia. A apresentação do Europa 2020 decorre três semanas antes da discussão do projecto pelos líderes europeus.