Os alunos do ensino secundário das escolas do Norte e Centro foram conhecer a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Durante a 8.ª edição do Dia Aberto da instituição, que decorre de 10 e 11 de Março, os estudantes realizaram diversas actividades com o objectivo principal de esclarecer todas as dúvidas acerca dos cursos.

Sofia Marques, estudante de Economia da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, considerou o dia muito importante pois conseguiu “esclarecer as dúvidas, porque não sabia se vinha ou não para a faculdade”. “Agora já estou menos indecisa”, declara.

Também os professores que acompanharam os alunos atribuíram muita importância ao evento. Sónia Regalado, docente do Externato do Ribadouro, também na área de Economia, encarou o dia aberto como algo “fundamental para os alunos que ainda estão indecisos em relação ao curso que vão seguir”. “Vir a um evento como este, além de proporcionar um convívio e conhecimento da faculdade, abre outras portas”, explica.

Organização do Dia Aberto

Sofia Veiga, membro da Secção de Integração Académica e Profissional (SIAP), explica a importância do evento para esclarecer os alunos que têm dúvidas quanto à escolha do curso universitário. “São desafiados com diferentes provas de forma a conseguirem conhecer os cursos, as saídas profissionais, o ambiente académico, os vários núcleos existentes na faculdade”. Por isso mesmo, durante a visita , os alunos são convidados a “realizar provas relacionadas com o marketing e as finanças, para sentirem o sabor do que é ser economista”.

Sofia Veiga acompanhou o dia aberto desde a primeira edição. Destaca a evolução ao longo das edições e a constante actualização dos jogos propostos, salientando o aumento de escolas que se associam à iniciativa, que este ano recebe 475 alunos. “Não aumentamos o número porque temos inscrições limitadas, mas já há dois ou três anos que temos vindo a recusar inscrições no dia aberto”, refere.

A organização do dia aberto passa, também, pelos núcleos de estudantes voluntários da Faculdade de Economia (NEV/FEP) pois são eles que acompanham os alunos durante o evento. Sofia Pinho, membro do NEV e coordenadora do projecto do dia refere que o objectivo é “informar os alunos para que eles percebam o que é que a faculdade tem para lhes oferecer e posteriormente tomarem a melhor decisão, uma decisão consciente”.

O encontro, deste ano, do primeiro “dia aberto” encerrou com a entrega de prémios aos alunos e com a actuação da Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto.