Uma nova “incubadora de talentos” está a nascer na Baixa. Quem o diz é Jaime Gomes, proprietário do espaço “Villa Community”, que a partir de dia 16 de Abril vai abrir ao público com actividade regular.

Depois de algumas iniciativas “esporádicas” anteriores, como o “12 Horas no Coração da Baixa”, o Villa prepara-se para se assumir como um projecto “vanguardista e irreverente”, em que as “várias artes” vão poder coexistir, “desde a música, à pintura, ao cinema, ao teatro, à performance”.

Na opinião de Jaime Gomes, um espaço multifacetado como este poderá saciar “mais a fome de cultura que existe na cidade”, tendo por base o facto de se apostar em diversas áreas artísticas, indo “ao encontro de diversas expectativas”, com o objectivo de “surpreender sempre as pessoas”.

“É um espaço inter geracional e inter social, que abrange as várias tribos urbanas”, explica, frizando que a variedade artística é a maior vantagem que o público pode retirar do Villa Community.

Os “jovens criativos” vão ser a grande aposta deste espaço, refere Jaime Gomes. “Vamos dar a oportunidade de desenvolverem aqui o seu talento artístico”. Mesmo assim, a aposta será feita não só na variedade, mas também na qualidade, havendo um “processo de selecção” face ao “bombardeamento” de trabalhos que têm recebido. “Seleccionamos aqueles [projectos] que achamos que têm potencial e que trazem algo de novo ao espaço e à cidade”.

Jaime Gomes acredita que este espaço vai tornar “a cultura portuense mais rica” e acha que o projecto vai “surpreender o Porto”, uma vez que, na sua opinião, o espaço “fala por si”. Com uma adesão “magnífica” por parte do público aos eventos realizados até agora, Jaime Gomes faz um balanço “positivo” e não esconde as expectativas para o futuro deste que será um “novo destino”, “escondido no centro do coração da cidade”.