O encerramento vai acontecer entre entre as 01h00 e as 05h00 de sábado, domingo e segunda-feira. Já as obras do metrobus vão condicionar a circulação na Avenida Marechal Gomes da Costa e nas ruas João de Barros e António Galvão, entre 22 de janeiro e 21 de março.

A Praça da Liberdade foi a última etapa do percurso. Foto: Vanda Pinto

Interrupção deve-se às obras da Linha Rosa Foto: Vanda Pinto

A circulação rodoviária nas ruas da Baixa do Porto vai ser interrompida durante quatro horas nas madrugadas de sábado (27) a segunda-feira (29). O encerramento ao trânsito está relacionado com as obras da Linha Rosa, que vai ligar a Praça da Liberdade à Casa da Música, nomeadamente para “execução de paredes moldadas no âmbito da empreitada”.

Segundo uma nota enviada pela Câmara Municipal do Porto (CMP) esta quinta-feira à imprensa, a interrupção vai verificar-se entre as 01h00 e as 05h00 de sábado, domingo e segunda-feira. O trânsito na Praça de Almeida Garrett, na Praça da Liberdade, nomeadamente “no troço compreendido entre o arruamento nascente e a Rua de Sá da Bandeira“, e na Rua da Madeira vai estar proibido.

Já na Rua de Sá da Bandeira, “no troço compreendido entre a Praça da Liberdade e a Rua de Passos Manuel”, e a Rua de 31 de Janeiro, a circulação, entre a 01h00 e as 05h00, será permitida apenas para cargas, descargas e acesso a garagens.

Metrobus causa constrangimentos 

Também, na Avenida Marechal Gomes da Costa e nas ruas João de Barros e António Galvão, vão verificar-se, entre 22 de janeiro e 21 de março, condicionamentos de trânsito e de estacionamento, devido às obras da linha de metrobus que vai ligar a Casa da Música à Praça do Império. De acordo com a Câmara Municipal do Porto, vai ser proibida “a paragem e o estacionamento na Avenida do Marechal Gomes da Costa, em ambos os lados, no troço compreendido entre a Praça do Império e o n.º 935″ e vai existir “condicionamento de trânsito com estreitamento de via na Avenida do Marechal Gomes da Costa, em ambos os arruamentos Norte e Sul, lado exterior, no troço compreendido entre a Praça do Império e o n.º 869”.

A “Rua de João de Barros, no troço compreendido entre a Avenida do Marechal Gomes da Costa e o n.o 449″ e a “Rua de António Galvão, no troço compreendido entre a Avenida do Marechal Gomes da Costa e o n.o 3″ vão sofrer também condicionamentos ao trânsito.

Note-se que a circulação automóvel no Túnel de Ceuta também vai ser interrompida, entre as 22h00 e as 02h00 do dia seguinte, de forma intermitente até ao mês de junho. Os condicionamentos de trânsito vão estar a cargo da Polícia, para assegurar o cumprimento das condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos.

As obras de construção da nova linha circular do Metro do Porto começaram em 2021 e deverão terminar em 2024, se os prazos estabelecidos inicialmente forem cumpridos. A interrupção da circulação automóvel em vários pontos da Invicta tem gerado momentos de discórdia entre a Metro do Porto e a CMP.