É quase como se a Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) nos quisesse ensinar a verdadeira essência da compra de arte. Com a “Arte em Segredo”, que hoje, às 18h30, é inaugurada na reitoria da U. Porto, Francisco Laranjo, comissário da exposição, espera que as pessoas adquiram obras “por prazer e por paixão” e não “pelo mercado”.

Por isso, os visitantes só vão conhecer os autores dos trabalhos expostos depois de os comprarem. Isto é, se depois de deambularmos pela exposição nos apaixonarmos por um dos desenhos em exposição, podemos estar a adquirir, sem saber, e por apenas cem euros, obras de Júlio Resende, Ângelo de Sousa, Siza Vieira ou Nadir Afonso. Feita a compra, termina o mistério, o nome é posto a descoberto.

No total, estão representados 130 autores, que têm uma ligação à U. Porto e à Faculdade de Belas-Artes, instituição que, desta forma, comemora o 230.º aniversário, refere o também director da instituição. E, apesar de estar definido que a exposição se mantenha até 15 de Julho, Laranjo acredita que a iniciativa não prolongará muito mais tempo, uma vez que cada comprador pode levar, imediatamente, a obra consigo, ficando exposto apenas o nome do artista.

“Se houver razões ficamos até Julho, como estava planeado. Mas pelas solicitações e telefonemas que tenho tido, julgo que deve vir muita gente comprar.”

As verbas arrecadadas vão apoiar a publicação de documentos da FBAUP. Mas para Franciso Laranjo este mistério não termina aqui. “Esperemos que seja a primeira de muitas e se torne anual.”