Depois da estreia na semana passada, a peça “O Português Voador” volta ao palco do auditório da Fundação A LORD, em Lordelo, Paredes, na sexta-feira e no sábado.

Produzida pela associação Astro Fingido e com texto e encenação a cargo de Fernando Moreira, o espectáculo consiste numa ficção teatral do percurso de vida de Ribeiro da Silva, um homem nascido na região que se transformou num mito do ciclismo nacional nos anos 50. O atleta acabaria por falecer prematuramente aos 23 anos, deixando para trás duas vitórias na Volta a Portugal.

Cândido Barbosa em conferência:

No sábado, às 16h00, no mesmo auditório, decorre uma conferência sobre o ciclista. A entrada é gratuita e conta com as presenças de Cândido Barbosa, ciclista e actual vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Paredes.

“É uma homenagem, não só a Ribeiro da Silva, mas a toda a gente de Lordelo, com quem ele teve oportunidade de conviver e crescer”, conta, ao JPN, Cristovão Carvalheiro, actor que interpreta o atleta.

A par da presença de actores profissionais, o espectáculo conta ainda com uma forte participação da comunidade de Lordelo. “A associação Astro Fingido fez um workshop com o intuito de encontrar pessoas para fazer este espectáculo; encontraram dez. Está também [em palco] o grupo de teatro de Lordelo”, salienta Carvalheiro.

À peça de teatro, segue-se uma exposição fotográfica dedicada à vida do ciclista, com autoria do fotojornalista Paulo Pimenta.

O espectáculo está em cena esta sexta-feira e sábado, na Fundação A LORD, em Paredes, às 21h30. Os bilhetes custam 3,5 euros.