A Universidade Lusíada do Porto (ULP), propriedade da Fundação Minerva – Cultura, Ensino e Investigação Científica, será transferida para Aldoar dentro de dois anos. Actualmente instalada na Rua Dr. Lopo de Carvalho, a Universidade encontrava-se num espaço que não era originalmente seu.

O terreno em que será construído o campus da Lusíada está situado na Rua de Moçambique, na freguesia de Aldoar, e tem uma dimensão de 20 mil metros quadrados. João Redondo, vice-presidente do Conselho de Administração da UL, prevê que a obra tenha um custo total de 15 milhões de euros e pretende que a Lusíada seja transferida para as novas instalações em dois anos. “A aposta é sempre melhorar tudo aquilo que se faz na Lusíada“, explica o vice presidente.

“O espaço onde [a ULP] está hoje instalada não é espaço próprio, o que cria condições que condicionam o desenvolvimento da instituição e, naturalmente, a arrumação e a instalação com todas as funcionalidades com que um campus hoje em dia se identifica”, explica João Redondo.

A escritura do terreno foi assinada a 13 de Abril, com a Câmara Municipal do Porto, com um valor de 5,6 milhões de euros. O vice-presidente afirma que a oferta de cursos não irá aumentar com o novo campus. “A ideia é instalar totalmente a Lusíada neste campus com funcionalidades como auditórios, espaços de lazer, convívio, anfiteatros, bibliotecas, centros de documentação, tudo concebido e pensado para o campus moderno”, declara João Redondo.