Para celebrar os 50 anos do primeiro homem a viajar no Espaço, o ISCAP convidou o cosmonauta russo Konstantin Valkov. Na apresentação, que contou também com convidados como o embaixador russo e o Reitor do Instituto Pushkin, Valkov deu a conhecer um pouco do universo dos cosmonautas, através da história do primeiro homem no Espaço. O russo Iuri Gagarin fez a primeira viagem espacial de sempre a 12 de Abril de 1961.

Para um grande auditório quase completo, Konstantin Valkov começou por referir que Iuri Gagarin foi e sempre será o primeiro homem a aventurar-se no desconhecido Universo. Viajando até ao passado ao som de uma música digna de uma filme como “2001: Odisseia no Espaço” e com imagens de pessoas que estiveram envolvidas na primeira viagem espacial, o cosmonauta relembrou experiências, como o lançamento do primeiro satélite, e as viagens espaciais de animais, referindo os cães Belka e Strelka, os primeiros a sobreviverem a uma ida ao Espaço.

Konstantin Valkov explicou o treino que Iuri Gagarin e os seus colegas receberam, desde a matemática até saltar de pára-quedas, e revelou que Gagarin tinha sido naturalmente escolhido para tripular a nave “Vostok” pelo seu carácter de líder.

A viagem do primeiro homem que conseguiu ver o planeta Terra foi bastante secreta. Valkov revelou que, à excepção da rádio e televisão principais, ninguém sabia da viagem espacial de Iuri Gagarin, que foi revelada depois do seu regresso.

Fazendo a ponte com a sua experiência pessoal, Valkov afirmou que nunca se esquece o som de uma descolagem. Estar em órbita, segundo o cosmonauta, é complicado fisica, mental e emocionalmente. Por isso, o seu treino incluiu situações como passar três dias ao ar livre no Inverno e dois dias no deserto. Em entrevista ao JPN, Konstantin Valkov revelou que o treino que recebeu foi ainda “mais duro e complicado” do que o de Gagarin. “A técnica desenvolve-se e é preciso saber usá-la, por isso, os treinos ficam mais complicados”, refere.

Quando é que o momento chega?

No final da sua apresentação, Konstantin Valkov referiu o facto de o Espaço ser o futuro da Humanidade. O cosmonauta acredita que o Homem vai de novo à Lua e pode chegar a Marte. Mas, para Valkov, é “difícil imaginar” onde a cosmonáutica vai estar daqui a 50 anos porque, como lembra, “desde o primeiro satélite até à primeira ida do Homem ao Espaço passaram apenas 4 anos. É tudo muito rápido”. Para Valkov existe apenas uma questão: “Quando é que o momento chega?”

O cosmonauta considera, ainda, que o momento da conquista do Espaço não dividirá nações numa guerra por “território”. “As divergências acontecem”, explica Konstantin Valkov, “mas o Cosmos é para todos os países”. Valkov afirma que trabalham no sentido do desenvolvimento e de acalmar as divergências e cita um provérbio: “a verdade nasce na discussão”.

A presença de Konstantin Valkov insere-se no Dia da Rússia e do Cosmos, uma cerimónia integrada na semana da cultura russa que se realiza no ISCAP, entre 11 e 16 de Abril.