A Universidade Porto recebeu, esta semana, o Universidade do Porto Model United Nations – UPMUN 2011. A iniciativa surge de uma parceria entre Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP) e os alunos da Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais (LLRI) desta mesma faculdade.

O UPMUN 2011 contou com mais de 50 inscrições e consistiu na simulação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas durante dois dias. “As expectativas para este ano eram ter um bom número de inscrições, debate frutuoso e a participação de figuras emblemáticas da cena internacional como oradores convidados”, afirma Pedro Cunha da organização.

As metas foram alcançadas, num evento que contou com a participação de “oradores muito importantes”, frisa. O Embaixador do Egipto, Hamdi Loza, a Consul Geral de França no Porto, Sandra Ferreira da Fundação Calouste Gulbenkian e Daniel Oliveira da Amnistia Internacional foram alguns dos convidados. O critério de selecção utilizado foi tentar escolher convidados “de alguma forma ligados e ao corrente dos assuntos que se debateram”, esclarece o estudante.

O objectivo foi tornar o evento num espaço em que os participantes articularam as suas opiniões sobre questões da actualidade internacional. O evento académico promove uma simulação da actividade da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os estudantes assumem o papel de verdadeiros diplomatas. Representam um país, pesquisam sobre tópicos de interesse para as relações internacionais, debatem, deliberam e procuram soluções de facto para alguns dos problemas que perturbam a estabilidade mundial. A edição deste ano foi apenas a simulção da Assembleia Geral, enquanto que, no ano passado, foi feita a simulação do Conselho de Segurança e do Conselho Económico e Social.

O que a organização pretendeu foi proporcionar aos participantes “uma pequena ideia de como é ser diplomata” e ensinar, não só assuntos internacionais da actualidade, mas também “algumas técnicas de discurso e retórica”.

Pedro Cunha, membro da organização, explicou ao JPN que o conceito já é realizado em Portugal há vários anos “sob forma de Model United Nations Ibérico”. No Porto, a iniciativa já existia num outro modelo – o ELSA MUN, realizado na Universidade Católica. Neste sentido, a organização sentiu que “sendo a Universidade do Porto uma instituição que se preocupa cada vez mais com os assuntos internacionais, seria interessante realizar um evento como este”.