Numa altura em que “a produtividade é a palavra de ordem”, o culto do talento, da inovação e a promoção da criatividade tornam-se cada vez mais cruciais para as empresas.

“Acho que é impossível separar aquilo que é o ambiente de trabalho e a motivação das pessoas”. Quem o diz é Celso Martinho, um dos oradores da conferência “Hapiness and Creativity in your Work Life”, promovida pela iniciativa “Talks 2.0”. O orador considera que o mote da conferência “é um tema extremamente importante”, “pouco habitual” e “pouco explorado”.

Celso Martinho é co-fundador e director técnico do SAPO, está ligado ao aparecimento e desenvolvimento da Internet em Portugal e a outros projectos de start-up. Recentemente, e juntamente com mais três amigos, desenvolveu o projecto amador Spacebits.

Na opinião de Celso Martinho, “há muito que se pode fazer” nas empresas portuguesas ao nível da felicidade no trabalho. “Há uma grande percentagem de organizações que ainda olha para o ambiente de trabalho e para as suas organizações de uma forma muito clássica”, explica.

O orador acrescenta, ainda, que “há lições novas a aprender”. A “mudança é necessária” e “tem benefícios” e, nesse sentido, Portugal pode melhorar bastante, afirma Celso Martinho. Destaca o sucesso das “pequenas empresas que nascem do nada”, quer ao nível da produção, quer na motivação das equipas de trabalho.

A nível prático, Celso Martinho enumera um conjunto de aspectos que podem ser melhoradas: condições de trabalho, flexibilidade de horários, trabalho remoto, “uma orientação para a entrega de objectivos ao invés de usar modelos mais clássicos, orientados para o controle”, entre outros. “Tudo isso são trade-offs que acho que devemos questionar e desses trade-offs podem resultar mudanças muito positivas”, afirma.

Celso Martinho espera ser surpreendido com os conteúdos que vão ser discutidos na conferência “Hapiness and Creativity in your Work Life”, no próximo sábado, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.