O “Entre Margens” é um projecto que tem como mote a fotografia exposta em espaços públicos no Porto, Lamego, Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Mirandela. A primeira exposição acontece já esta quinta-feira, na Praça de Gomes Teixeira (conhecida como Praça dos Leões) e na Avenida dos Aliados. Esta exposição conjunta intitula-se “Um Douro no Feminino” e as fotografias são de Inês d’Orey, Luísa Ferreira, Céu Guarda e Pauliana Valente Pimentel.

Durante três anos podem ver-se 60 exposições feitas em espaços públicos e ao ar livre nestas zonas. À parte das exposições conjuntas vão existir as individuais, em que pode ser visto apenas o trabalho de cada fotógrafa. A primeira mostra individual de fotografia acontece esta sexta-feira e os trabalhos são da artista Céu da Guarda, em Santa Maria de Penaguião. Em simultâneo com as exposições individuais, aqueles que forem visitar os espaços onde as mesmas decorrem, vão pode ver 10 fotografias de um fotógrafo emergente, assim como fotografias de arquivo para que as terras onde decorrem as exposições possam ser recordadas.

A organização, em comunicado, refere que espera que o “Entre Margens” se afirme como um evento “âncora” na Região Demarcada do Douro e que surjam “novos pólos de produção cultural no quadro da dinamização das Indústrias Criativas na região”. O projecto tem na sua génese a procura do envolvimento da comunidade local, um ponto de vista externo e a recolha de memória existente sobre a região.

Durante o tempo das exposições, a organização pretende desenvolver trabalhos com as escolas e universidades, realizar workshops, residências artísticas, apresentações de filmes e exposições de fotografia histórica, entre outras actividades. As pessoas vão poder ainda assistir a espectáculos de teatro, dança e cinema ao ar livre.