A Feira Alternativa chega pela primeira vez ao Porto, entre 8 e 10 de Julho. Através de workshops, palestras e espectáculos musicais e culturais, das 10h00 às 21h00, no Pavilhão Rosa Mota, o evento quer “incentivar as pessoas a ter uma vida saudável e mais equilibrada”, não esquecendo “a protecção do planeta Terra”, explica Fátima Baptista, da organização.

Com uma tradição de seis anos em Lisboa, a Feira Alternativa decorre pela primeira vez no Porto. “A sociedade no Porto é um bocadinho mais tradicional e tivemos de esperar que houvesse abertura às temáticas que desenvolvemos”, conta a responsável.

O programa, como é costume neste evento, aborda várias temáticas. Desde a música, a dança, a cultura, passando pela alimentação, o yoga e, ainda, a meditação, são muitas as actividades nas quais o visitante pode participar.

Esta sexta-feira, o dia é dedicado, no Palco, à música com origens e influências do Médio Oriente, com vários concertos e espectáculos musicais. Aliás, a forte ligação com o Oriente está patente nas actividades de toda a Feira Alternativa já que, como afirma Fátima Baptista, “toda a sabedoria vem do Oriente”. No Auditório, as palestras ensinam a utilização da Medicina Chinesa e falam de espiritualidade. Os workshops vão abordar a importância do riso e a meditação. Nos “Encontros na relva”, o foco vai estar na agricultura biológica urbana.

No segundo dia da feira, 9 de Julho, sábado, há música popular brasileira, dança contemporânea, dança clássica e folclore indianos e música e dança africanas. Quanto às palestras, estas vão falar de nutrição e dietética, do Reiki e do riso. Vai haver workshops de auto-massagem, de culinária vegetariana e de danças africanas. Nos “Encontros na relva”, o destaque vai para o workshop de Inteligência Emocional.

No domingo, o último dia da feira, os visitantes podem assistir a novos concertos musicais, com realce para o reggae e para o didgerido, podem aprender a viver numa “casa saudável” e conhecer algumas noções de “astroarqueologia”. O yoga e a meditação vão ser o centro das atenções nos workshops.

Durante os três dias de feira, há ainda um espaço dedicado às crianças, onde os mais pequenos podem “aprender a fazer perfumes e fazer sementeiras em vasos que depois são pintados por eles”, conta a responsável.

Feira Alternativa apela à calma

“Todo o ser humano é um ser espiritual” e, por isso, “esta feira é virada para a vida prática e para o bem-estar das pessoas”. A meditação e o yoga são actividades em destaque na Feira Alternativa 2011. Para Fátima Baptista, a meditação é importante para o ser humano “se virar para dentro, controlar os seus sentidos, adquirindo calma e autocontrolo”.

As expectativas são altas para as actividades deste fim-de-semana. Além de uma boa dose de espiritualidade e de um elevado número de participantes, a organização espera, “com pequenos gestos e com pequenas sementes que se vão plantando”, mudar o mundo. A iniciativa repete-se em Setembro, em Lisboa.