Começou esta quarta-feira(6) a 15.ª edição da Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, na Exponor, em Leça da Palmeira, em Matosinhos.

Primeiro dia feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Secretario de Estado da Educação esteve no primeiro dia da Qualifica 2024. Foto: Fiona Valoi/JPN

A Exponor, em Matosinhos, recebe a 15.ª edição da Qualifica, uma feira dedicada às áreas da educação, formação, emprego e juventude, até sábado, 9 de março. “In the era of artificial intelligence, be human” é o mote da edição deste ano, que pretende discutir o impacto crescente da Inteligência Artificial na educação, no trabalho e na vida em geral. 

 Ao JPN, Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor, revelou que estão inscritas “cerca de 500 escolas do norte a sul do país”, e que, pela primeira vez, vão “participar universidades das ilhas, dos Açores e da Madeira, Vigo, Santiago de Compostela, Corunha e Macau”. 

Na manhã do dia de abertura, a feira recebeu entre dois mil e quatro mil visitantes. Até ao fim do evento, a organização espera receber “cerca de 40 mil visitantes”, avançou a diretora de marketing da Exponor. “Esperamos ultrapassar os números do ano passado”, afirmou.

Para Amélia Estevão, é importante que os jovens sintam a necessidade de trabalhar em equipa, em sociedade, estarem integrados e não apenas conectados com o mundo digital. 

“Apetece-me ir para tudo”

Mara Almeida, de 17 anos, veio de Coimbra participar na feira de educação, formação, juventude e emprego. “O evento está ser muito útil para nós conseguirmos saber mais ou menos o que queremos seguir” depois do ensino obrigatório, afirmou. 

É interessante ver as coisas, mas ao mesmo tempo confunde-me, porque parece tudo tão bom e fixe, que apetece-me ir para tudo, afirmou Lara, de 15 anos.

No evento, esteve também presente o secretário de Estado da Educação. António Leite deixou uma mensagem a todos os jovens que vão entrar no mercado de trabalho, ou que vão ingressar no Ensino Superior. “Vale a pena aprender, obviamente, para ter uma profissão, para ter várias profissões ao longo de vida, mesmo que não seja necessariamente um objetivo para o imediato”, referiu o governante.

Qualifica traz novidades

Uma das novidades deste ano é o “Espaço Educar para Incluir“, onde serão apresentados “projetos nacionais que promovem a preparação dos jovens para um futuro mais inclusivo”.

A Qualifica, nesta edição, conta a participação de mais de 150 instituições e empresas entre as quais estão muitas dedicadas às áreas de ensino, estudar no Estrangeiro e aos principais agentes institucionais ligados à educação e formação em Portugal, como o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), entre outros. 

A feira dirigida a alunos, pais, profissionais dos setores da educação e educadores sociais, decorre de 6 a 9 de março, das 10h00 às 18h00, e tem o custo de quatro euros, o bilhete normal.  Para visitas de estudo é gratuito, mediante inscrição da escola. Para os menores de 16 anos, a entrada é gratuita.

Editado por Filipa Silva