“Aprender a contar a Europa” é o mote da terceira edição do Programa de Formação para Jovens Jornalistas do Parlamento Europeu. A formação acontece entre os dia 6 e 8 de maio na sede da Agência Lusa, em Lisboa.

O segundo módulo da formação, com datas ainda por definir, decorre no Parlamento Europeu. Foto: Parlamento Europeu

As candidaturas para a terceira edição do Programa de Formação do Parlamento Europeu para Jovens Jornalistas estão abertas até 5 de abril. Nesta edição, vão ser selecionados 12 jornalistas em início de carreira.

O programa tem como objetivo “contribuir para uma melhor compreensão do funcionamento da União Europeia e das suas instituições, da democracia parlamentar e dos valores que representa”. O programa é organizado a nível nacional pela Agência Lusa e destina-se a todos os jovens jornalistas que tenham interesse em aprofundar conhecimentos sobre os temas europeus e melhorar a sua capacidade de explicar ao público as notícias relacionadas com a União Europeia.  

Os interessados devem inscrever-se através de um formulário, no qual são pedidos o nome, email, número de telemóvel, currículo e uma carta de motivação. No processo de seleção, são tidos em conta o número de anos de experiência profissional (entre um e três), “expressão do interesse em assuntos europeus”, trabalhos publicados nos meios de comunicação social relacionados com temas do Parlamento Europeu, “relevância das entidades para as quais o candidato trabalha ou trabalhou”, participação em ações internacionais, formações ou cursos e soft skills, nomeadamente o domínio de línguas estrangeiras.

A formação é constituída por dois módulos: o primeiro decorre entre os dias 6 e 8 de maio, na sede da Agência Lusa, em Lisboa; e o segundo, com datas ainda por definir, no Parlamento Europeu. O programa é composto por nove sessões, de duas horas cada, distribuídas por três dias, sob a forma de palestras, conferências e mesas redondas permitindo, assim, uma melhor interação entre os participantes e os formadores. A direção científica do curso em Portugal é do Prof. Miguel Poiares Maduro. 

Pedro Valente da Silva, chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, afirma que a formação visa “aprofundar os seus conhecimentos acerca dos assuntos europeus e dos valores fundacionais da União Europeia, o que se afigure premente dada a contagem decrescente para as eleições europeias de 9 de junho”, pode ler-se no comunicado.

Já Luísa Meireles, diretora de Informação da Agência Lusa, sublinha que “esta vai ser uma edição especial da formação, precisamente porque estamos já nas vésperas das eleições, quando já começamos a descortinar muito do que será o novo Parlamento Europeu e a Europa institucional que dele decorrerá“. “Será a altura, também, em que poderemos fazer um balanço do que foi esta última legislatura. E será, além do mais, um momento em que a Europa estará no “feed” das notícias. São razões sobejas para que os jornalistas aprendam ainda melhor a conhecer a Europa, para depois poderem contá-la”, disse.

A edição deste ano acontece a um mês das eleições europeias, que se realizam a 9 de junho.

Editado por Inês Pinto Pereira