3445 alunos, 268 professores e 16 ações de sensibilização. São alguns números do Projeto “Mil Escolas”, um programa educativo da empresa Águas do Douro e Paiva que aposta na educação ambiental como estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável.

Ontem, terça-feira, a Biblioteca de Serralves recebeu a apresentação do novo programa para os próximos dois anos letivos. Uma sessão que contou com a assinatura dos protocolos de cooperação do projeto entre a Direção Regional de Educação do Norte (DREN), Direção Regional de Educação do Centro (DREC).

Um programa que deixa João Brito Grancho, diretor da DREN, “honrado”, já que “existe uma necessidade de implementação de ações para a preservação da água”. Da mesma opinião partilha Cristina Oliveira, diretora da DREC, que garante que o Projeto “Mil Escolas” é “uma iniciativa altamente meritória” que pretende devolver “às gerações vindouras água de qualidade para a sustentabilidade do planeta”.

“Uma iniciativa de sucesso”

Ao longo dos 7 anos em que foi implementado, o Projeto “Mil Escolas” já recebeu 3 prémios Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, na Temática de “Melhores ações de educação ambiental” a nível nacional. Um projeto “em franco desenvolvimento” e que tem “todas as condições para ser um sucesso”, segundo as palavras de Francisco Pereira, da Agência Portuguesa do Ambiente.

Uma iniciativa que começou no ano letivo 2004/2005, com um programa-piloto direcionado apenas a escolas do 1º. ciclo do ensino básico. Sete anos depois, o projeto já abrange alunos e professores dos 1º. e 2º ciclos do ensino básico da região sul do Grande Porto e do Vale do Sousa.

A nova fase Projeto “Mil Escolas” arrancou ontem com a assinatura do protocolo para os anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013 e todas as candidaturas devem ser enviadas até dia 16 de janeiro de 2012. Os resultados são conhecidos 3 semanas depois, a 10 de fevereiro.