O Centro Histórico do Porto tem duas novas hortas. A iniciativa nasceu do projeto Porto Verde, incluído no Manobras do Porto. As duas hortas, situadas nas freguesias de Vitória e São Nicolau, estão a ser utilizadas pela população desde outubro.

O projeto Porto Verde nasceu em junho de 2011, com o objetivo de identificar os espaços verdes do Centro Histórico do Porto e criar um mapa dos mesmos. A iniciativa pretende “chamar a atenção sobre estes espaços”, diz a organização, dando-os a conhecer à população e abrindo portas a novas actividades.

Feita a identificação dos espaços, o projeto passou a questionar a comunidade local para perceber o que poderia ser feito nos locais sem uso, dando origem à ideia de criar duas hortas urbanas em pleno Centro Histórico. As hortas iniciaram funções em outubro e são comunitárias e sociais, garante a organização.

Em Vitória, a horta de oito lotes situa-se no Centro Social e Paroquial da Vitória, onde não há terra, mas caixas de madeira reutilizadas para acolher as plantações. Os lotes foram “ocupados” pelos utilizadores do Centro Social, que até já conseguiram fazer uma sopa com o resultado dos seus esforços.

Já a horta de São Nicolau situa-se junto às escadas da Lada, num terreno cedido pela Câmara Municipal do Porto (CMP) ao Centro Social do Barredo e à Associação Nacional dos Treinadores de Futebol. Esta horta, por sua vez, possui seis lotes, entregues a seis famílias locais.

A parte técnica dos trabalhos é assegurada pelo Movimento Terra Solta, especializado em agricultura biológica e urbana. Já a ponte entre o espaço e a comunidade é assegurada pelo Centro Social e Paroquial da Vitória e por dois ativistas eco-sociais.