Durante a cerimónia de tomada de posse do novo presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), o reitor da Universidade de Coimbra anunciou que a instituição vai tornar público o seu primeiro medicamento, algo que representará “grandes ganhos para o país e para o Serviço Nacional de Saúde”.

Apesar de o João Gabriel não adiantar pormenores, este é, segundo o reitor, o primeiro medicamento de uma universidade portuguesa.

Desde 2006 que a Universidade de Coimbra e a Bluepharma, uma empresa farmacêutica, têm desenvolvido trabalhos no campo da aplicação da terapia fotodinâmica do cancro. Já em 2010 havia sido firmado um acordo, pelas duas instituições, com uma empresa nascida na universidade, com fim ao licenciamento de tecnologia e financiamento do novo medicamento.

Estes novos fármacos, que se acredita serem 100 vezes superiores, em termos de eficácia, aos atuais, foram desenvolvidos por investigadores do departamento de Química da Universidade de Coimbra, com liderança de Luís Arnaut.