Entre 13 e 16 de março, a feira Porto de Emprego vai reunir mais de 30 empresas. Este evento volta a ter lugar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde se espera a visita de cerca de seis mil pessoas. A iniciativa tem o propósito de promover o contacto entre empresas e estudantes universitários que estejam a concluir os seus cursos, ao dar a conhecer a realidade do mercado de trabalho.

A FEP Junior Consulting (FJC) é responsável pela organização deste evento. Esta empresa júnior foi criada em 1997, como uma associação sem fins lucrativos. Tem parcerias em áreas como a consultoria, formação e parques tecnológicos. É responsável pela realização do evento desde o início, há 12 anos. Em declarações ao JPN, Isabel Sá, da FJC e responsável pela Porto de Emprego, explica que esta iniciativa “é um evento que pretende fazer a ligação entre os estudantes e o mercado empresarial”.

Os objetivos da organização para a edição deste ano passam “por ter as melhores empresas do quadro nacional presentes e, por outro lado, criar algumas iniciativas que façam com que os estudantes se sintam mais ligados às empresas, fazer com que os estudantes maximizem a Porto de Emprego“.

Uma destas iniciativas é o Speed Networking, que “passa por colocar, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, vários representantes das empresas e os estudantes. No fundo, o objetivo é promover pequenas entrevistas com uma duração de cerca de dois minutos, que permitam ao estudante entregar o seu currículo, falar do seu perfil profissional e pessoal, de forma a estabelecer contacto e talvez a conseguir uma entrevista de emprego”, explica a responsável da organização.

Esta atividade é desenvolvida numa sala, num sistema de rotatividade dos participantes, ficando a gestão do sistema à responsabilidade da organização.

Tendo em conta a atual conjuntura económica e níveis de desemprego, Isabel Sá acrescenta, ainda, que “este tipo de iniciativas é crucial para diminuir estes números, permite um contacto muito direto entre empresas e estudantes. Entregar um currículo em mão, ter a oportunidade de falar com o diretor dos recursos humanos, é um privilégio, uma grande oportunidade.”

A FEP aproveita esta iniciativa para promover a Feira dos Mestrados, com o intuito de divulgar a oferta de estudos do 2.º ciclo desta faculdade. A novidade, para o próximo ano letivo, é o novo mestrado em Gestão.

Os diretores de cada curso apresentarão a oferta disponível em cada área, que também está disponível no stand que existirá no local. A FEP Junior Consulting destaca que Porto de Emprego “é para toda a Universidade do Porto”. A sessão de abertura, às 11h00 do próximo dia 13, contará, também, com o director da FEP, João Proença, além do secretário de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins.