Um dos eventos que faz parte do programa que comemora o Dia Mundial da Poesia no Porto é o “Estendal poético metropolitano”. A atividade consiste na suspensão de poemas originais, ou de poemas de autores reconhecidos com ilustração original. Tanto os poemas como as ilustrações originais foram feitos por alunos de várias bibliotecas escolares dos concelhos, ou ainda, por poetas locais.

A iniciativa é organizada pela Área Metropolitana do Porto e vai ser realizada, simultaneamente, em todos os municípios aderentes. No Porto, a atividade vai acontecer na entrada principal da Biblioteca Municipal Almeida Garrett; em Vila Nova de Gaia, na Biblioteca Pública Municipal, e na Maia realiza-se junto à estação de metro Fórum Maia. Ainda no mesmo dia, e no mesmo local, os alunos e os professores são convidados a declamarem os poemas, sejam os que foram recolhidos, ou outros.

O evento, inserido na Semana da Poesia, acontece ainda em Gondomar, Trofa, Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Vale de Cambra, Valongo e Vila do Conde.

Outra das iniciativas feitas no âmbito desta efeméride é organizada pela Casa da Cultura de Paranhos e consiste na distribuição, pelos comerciantes locais, de poemas, que depois são oferecidos aos clientes.

Manuela Moreira, programadora cultural da Casa da Cultura de Paranhos, explica ao JPN que o objetivo da iniciativa é entregar “um poema, através dos comerciantes ,a cada pessoa que se dirija a um café ou a uma padaria”. No entanto, esta é também uma forma de “divulgar a poesia de autores portugueses”, quer sejam, ou não, muito conhecidos.

A programadora admite ainda que, “pelas estatísticas”, a poesia “não é aquela leitura que esteja muito difundida”. Porém, defende que a iniciativa permite que o género literário se torne “acessível a todos”, uma vez que é um estilo que faz “parte da nossa literatura, escrita e identidade”. Apesar de ser o primeiro ano em que acontece, Manuela Moreira está confiante no futuro da iniciativa e espera “que seja para continuar” já que, em tempos de crise, esta é uma “boa altura para levar alegria às pessoas”.

Outro dos eventos programado para o Porto é o “Barco Poético com Nuno Miguel Henriques”, que já aconteceu várias vezes fora do contexto do Dia mundial da Poesia. É uma iniciativa que acontece regularmente nos rios Tejo, Mondego e Douro, mas que esta quarta-feira tem um significado especial. O evento trata-se de uma viagem pela poesia portuguesa com o rio Douro como pano de fundo. O cenário bucólico é o pretexto ideal para a interpretação de vários poemas de autores portugueses pelo declamador Nuno Miguel Henriques, que comemora 25 anos de poesia. O evento é organizado pelo Museu da Poesia, que também escolhe o repertório usado.