Os CTT – Correios de Portugal decidiram assinalar, com uma edição filatélica, os 25 anos do programa de mobilidade Erasmus. O famoso programa de intercâmbio de estudantes, que completa um quarto de século este mês, já movimentou mais de três milhões de estudantes por todo o continente europeu. O Porto, por sua vez, recebeu cerca de 16 mil estudantes ao abrigo do programa.

Foram emitidos 185 mil selos, cuja ilustração foi concebida pela Folk Design, com o custo de 0,68 euros por unidade. O desenho ilustra alguns monumentos famosos do continente europeu, como o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a Sagrada Família, em Barcelona, e a Torre de Pisa, em Itália. Além disso, estão à venda 50 mil blocos com selo e carimbo, cujo preço é de 3 euros. Nesse bloco comemorativo, estão também ilustrados monumentos como a Torre Eiffel e o Coliseu de Roma.

A oferta dos CTT não fica por aqui. Também as brochuras da campanha estão a ser comercializadas, a 0,70 euros (simples) ou 1,54 euros (com os selos). Toda esta oferta foi emitida a 17 de abril, dia em que foram disponibilizados sobrescritos para recordação, com selo (1,40 euros) ou com o bloco (4,44 euros). Os produtos podem agora ser adquiridos nos postos dos CTT espalhados pelo país.

Em declarações ao JPN, Raúl Moreira, diretor de Filatelia nos CTT, justifica a iniciativa como sendo “obrigatória”, devido à importância do programa Erasmus, e “uma ocasião importante para falar sobre a importância dos selos na comunicação entre quem se desloca entre países”. Raúl Moreira garante, ainda, que a filatelia é uma área “viva e rentável”, que proporciona nove milhões de euros de receitas para os CTT, com margem líquida positiva”.