A presidente da Associação de Voluntariado Universitário (VO.U), Leonor Gamas, cortou a fita vermelha perante dirigentes, voluntários e ex-membros; quase quatro anos depois da criação da entidade. A satisfação era quase palpável: “Finalmente temos aquele lugar a que podemos chamar «a nossa casinha»”, diz Leonor.

A nova sede foi cedida pelo executivo do ICBAS e fica no novo edifício do Instituto. “Até agora não tinhamos nenhum sítio onde pudessemos arrumar os materiais e por isso em termos de organização facilita muito, até porque temos um espaço fixo para trabalhar em conjunto. É muito mais fácil conseguir pôr as coisas a andar”, conta a presidente.

Um espaço próprio tornava-se ainda mais urgente à medida que o número de voluntários cresce. Neste momento, está prestes a chegar aos mil. Apesar da VO.U promover ações de divulgação por várias faculdades, é o “passa-a-palavra” a mais forte ferramenta de angariação de novos voluntários.

“Trago mais do que aquilo que dou”

Sofia Valadares é estudante de Medicina, faz parte da direcção da VO.U há três anos e foi a responsável pela criação do projeto Karate Kids. É de Aveiro e diz que mesmo entre aulas, trabalhos e estudo nunca lhe faltou tempo para dedicar à associação: “Não é tempo perdido quando se faz uma coisa de que se gosta”, diz a estudante.

Daniela Silva e Teresa Mota têm 22 anos conheceram a VO.U através de amigos. Ambas estão inseridas no projecto VO.U Crescer onde acompanham crianças num centro social e dedicam cerca de 2 horas semanais ao projecto. “Costumo dizer que trago mais do que aquilo que dou”, conta Teresa. “É muito gratificante porque se cria uma relação que vai para além do institucional, passa pela relação pessoal”, acrescenta Daniela.

A VO.U nasceu em 2008 e é uma associação sem fins lucrativos, composta principalmente por estudantes universitários. Ainda assim, quando o percurso escolar acaba, é normal que os voluntários continuem ligados à associação. Atualmente, uma das grandes apostas é o Banco de Voluntariado, um projecto que tem como objectivo a criação de uma carteira de voluntários e a partilha de informação com outras instituições. Os estudantes interessados têm apenas que se inscrever e vão sendo informados dos projectos onde podem contribuir.