Era, até agora, um daqueles casos incompreensíveis. Qualificado como Património Mundial desde 1996, pela Unesco, o Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia, estava quase sempre encerrado para os turistas e outras pessoas que o quisessem visitar.

A verdade é que assim vai continuar. Pelo menos, até dezembro. Nessa altura, vai ser inaugurado, no monumento, um portal de promoção do património da região, uma iniciativa que parte da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A designação oficial do espaço será “Portal do Património Cultural da Região Norte”, e constitui o pretexto ideal para permitir a todos os interessados entrarem no Mosteiro da Serra do Pilar. Além disso, vai permitir aos visitantes conhecerem os pormenores dos outros lugares da região distinguidos pela Unesco: o centro histórico de Guimarães, o parque arqueológico do Côa e o Douro Vinhateiro.

As informações sobre estes locais vão ser emitidas no espaço a partir de vários equipamentos multimédia a ser instalados. As obras para a criação do portal já se iniciaram e envolvem um custo de cerca de 250 mil euros.