A estudar música desde os 7 anos, Tiago, agora com 24, não hesitou quando teve de escolher o violino: “Gostava de aprender um instrumento. Achei o violino interessante e tive curiosidade em aprender”.

A partir daí, a música passou de hobby a objetivo. O jovem músico entrou para o curso de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) e com apenas 20 anos tornou-se no primeiro português a fazer parte da Orquestra Sinfónica do YouTube. “Foi uma experiência nova, muito positiva para mim, porque me permitiu sair de Portugal e encontrar novos músicos, novas pessoas”, conta. Apesar de ter concorrido com mais de três mil músicos de 70 países, Tiago sempre teve esperança de ser um dos selecionados.

A sua estada em Nova Iorque e a oportunidade de tocar no Carnegie Hall permitiu-lhe perceber a diferença de como a música clássica é vista em Portugal e no resto do mundo: “Na América é óbvio que a música clássica é valorizada de uma maneira diferente e faz parte da formação inicial. Mas penso que em Portugal está a tentar-se construir o mesmo”, sublinha.

Tiago Santos participou ainda na Orquestra de Jovens da União Europeia: “Fiz provas durante três anos, ou seja em 2009 já era a terceira vez que eu concorria. E nesse mesmo ano calhou também fazer parte dessa orquestra.”

À conquista de um lugar na Orquestra Mundial

Agora, conquistou um lugar na Orquestra Mundial – com mais seis jovens portugueses -, que integra músicos de 54 países sob a orientação do maestro Josep Vicent. O objetivo é promover a interculturalidade e a solidariedade através da música e em 2012-2013, atua na América do Norte, África e Europa.

Apesar da crise que envolve a área musical, Tiago Santos é professor de violino e consegue dedicar-se completamente à música: “Tudo é possível. Agora temos é de fazer por isso”.

Portugueses já fazem história na Orquestra Sinfónica do Youtube

A Orquestra Sinfónica do Youtube é a primeira orquestra colaborativa do mundo, constituída tanto por músicos profissionais como amadores. Nasceu em 2009 e desde então tem vindo a crescer. Nas duas edições que já existiram, a Orquestra Sinfónica do Youtube contou sempre com a presença portuguesa. Tiago Santos e Pedro Silva foram quem representou Portugal.

Na primeira edição, os mais de 90 seleccionados tocaram no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Entre eles estava Tiago Santos. “Decidi participar porque audições via Internet eram uma novidade. Até então não havia registo de audições online. E portanto era uma coisa nova”, recorda.

Na 2.ª edição, foi Pedro Silva a dar que falar. O trompetista português já tinha sido selecionado em 2009 para a Jeunesses Musicales World Orchestra . A Casa da Ópera de Sydney, na Austrália, foi o lugar da estreia. A apresentação atraiu mais de 33 milhões de visualizações, tornando-se “a apresentação de música mais assistida ao vivo na internet” e “a apresentação mais vista na história do site”.

As audições para 3.ª edição ainda não têm data marcada.