Até 19 de abril, a Fundação da Juventude está a aceitar trabalhos/projetos científicos de estudantes que pretendam entrar no “Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores”, existente desde 1992 para “estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação”, diz o site sobre a competição – que é também onde os interessados devem submeter os seus trabalhos, num formulário on-line brevemente disponível.

Neste concurso, podem participar todos os estudantes que estejam a frequentar o ensino básico, secundário ou o primeiro ano do ensino superior, com idades entre os 15 e os 20 anos – no entanto, devem ter menos de 21 anos a 30 de setembro e mais de 14 anos a 1 de setembro.

Quem quiser candidatar-se, deve assegurar-se de que o seu trabalho esteja inserido numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática e Química.

Prémios

1.º Prémio – 1500 euros
2.º Prémio – 1200 euros
3.º Prémio – 1000 euros
4.º Prémio – 800 euros
5.º Prémio – 600 euros

Além disso, se os projetos em questão não envolverem “substâncias radioativas, materiais tóxicos e cancerígenos, experiências que impliquem o sofrimento físico ou psicológico de animais vivos, pela prática de atos de abuso, crueldade ou morte”, também têm luz verde para avançar.

Depois de um júri – composto por professores e investigadores das áreas em concurso – avaliar, segundo vários critérios, os trabalhos submetidos, vão ser selecionados, no máximo, cem desses projetos para a 7.ª Mostra Nacional de Ciência, que vai decorrer de 30 de maio a 1 de junho, no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Todas estas informações podem ser consultadas no regulamento [PDF] da competição. Os cinco primeiros classificados na Mostra Nacional de Ciência vão ter direito a prémios monetários (ver caixa), financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).