O Festival para Gente Sentada volta para dar música a Santa Maria da Feira, a 8 de março. Esta 9.ª edição acontece apenas num só dia, com Patrick Watson a cabeça de cartaz. Mas apesar do encurtar do tempo, mantém-se a qualidade sonora, com Mélanie Pain, Little Friend e Emmy Curl a completar o cartaz.

Um mix dos já tradicionais cantautores que querem levar a fusão música-festivaleiros a um outro nível. Por isso, é que no Cine-Teatro António Lamoso ninguém está de pé. A preocupação não é o equilíbrio, mas o arrebatamento. Há que recostar o corpo na cadeira e aproveitar a onda de emoções, com alguns balanceamentos de deleite.

O canadiano Patrick Watson – e a banda – não precisam de apresentações, principalmente depois do concerto memorável em Paredes de Coura, no ano passado. Só em Portugal, já conquistaram uma inquestionável legião de fãs com a música intimista e o carinho pelo público português.

Mas também pelo mundo fora, o jovem Watson é comparado a nomes como Jeff Buckley, Rufus Wainwright ou ainda Pink Floyd. Que o diga “Close to Paradise” (2006), o álbum – o segundo dos quatro originais – que conquistou o Polaris Music Prize. Ou ainda “Wooden Arms”(2009) – o penúltimo -, que também esteve nomeado.

A sedução de Mélanie e os caracóis sonhadores de emmy Curl

Mas não esqueçamos a francesa Mélanie Pain, ex-Nouvelle Vague. Depois de deixar a “nova onda”, a jovem que não sonhava ser cantora lançou-se a solo e já conta com dois álbuns de originais. O mais recente é “Bye Bye Manchester”, de uma “simplicidade vintage”, e já lhe valeu o apelido de “herdeira indie do antigo yé-yé francês”.

emmy Curl, nascida da jovem transmontana Catarina Miranda, apresenta “Origins“, o seu último album, editado já no final do ano passado. Acrescenta ao cartaz o sonho e o romantismo, doces e delicados, próprios da personagem. Também com cunho nacional, apesar da nacionalidade inglesa, John Almeida – que também já colaborou com We Trust – sobe ao palco como Little Friend. “Sunken Low” é o single de apresentação, íntimo, suave e introspetivo. Com influências que vão do folk ao indie, promete um espetáculo criativo, cativante e cúmplice de quem está lá para o ver – ou mesmo que não esteja.

Pelo festival, que tem início às 21h, já passaram nomes como Tindersticks, Low, b Fachada, Bill Callahan, Manuel Cruz e ainda Legendary Tigerman. Já houve dias esgotados, por isso há que ser rápido. Os bilhetes já estão à venda, nos locais habituais, e custam 22 euros.