O Grouuer foi assim batizado por causa da ave migratória, o Grou, que “se aventura e cruza países à procura de novos horizontes”. “Tal como os portugueses”, dizem, em comunicado, os mentores desta nova plataforma online que querem, nada mais nada menos, servir de ponto de encontro a todos esses portugueses pelo mundo fora.
O objetivo é “facilitar o contacto”, a “troca de informações e experiências” e ajudar a “estabelecer ligações pessoais e profissionais mais fortes e mais eficazes que abram novos horizontes e oportunidades”. Sintetizando, esta plataforma quer ajudar na procura de boas oportunidades de emprego lá fora, na ambientação – com a ajuda de conterrâneos – em novos países e até promover a riqueza cultural e social do país.
Encontrar emprego e ajuda portuguesa no novo país
Um mapa recheado
Estados Unidos, Canadá, China, Brasil, Alemanha, Noruega, Austrália ou até Camarões são alguns dos países onde já existem portugueses registados e “oportunidades“, que vão desde a Educação às Telecomunicações, passando pela Arquitetura e o setor da Saúde.
Imaginemos a Ana, la está, que acabou agora a licenciatura. Só tem de ir ao site da plataforma – de acesso completamente gratuito – e nem tem de dar-se ao trabalho de se registar com informações chatas, e-mails e passwords – pode utilizar a conta do Facebook ou do Twitter, por exemplo.
Se estiver disposta a novos desafios, basta procurar em “Oportunidades” o que existe na sua área – e até limitar a pesquisa por local. Caso uma proposta surja e traga uma oportunidade de emprego num outro país, a Ana pode ainda encontrar um português precisamente na cidade onde vai trabalhar – é que os há por todo o mundo. A chegada e a ambientação acabaram de se tornar muito mais fáceis.
Mesmo com a conjuntura, este cenário é perfeitamente possível, já que o site é alimentado por ofertas de emprego divulgadas – precisamente – por portugueses a trabalhar no estrangeiro que conhecem a realidade e as “necessidades locais”, para além de “terem acesso mais rápido à informação”.
Cada português que se regista é localizado no mapa mundo, podendo depois ser contactado por outros utilizadores. E como referem os criadores da plataforma, não é necessário residir no estrangeiro para o fazer – “todos podem e devem fazê-lo”. Os que não são portugueses também podem aceder ao Grouuer, já que um dos objetivos é “promover Portugal“, no entanto, não serão mapeados nem aparecerão nas pesquisas”.
Criada pela empresa nacional YouON – Creativity and Technology, a Grouuer é muito simples de usar e quer permitir que os portugueses “voem mais alto, para mais longe mas que saibam sempre regressar ao sítio onde se sentem em casa”.