Depois de Braga e Aveiro, o So Pitch Bootcamp passa pelo Porto. Desta vez o evento está integrado no XIII Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (ENEEG), mas as inscrições estão abertas a quem quiser “descobrir uma nova maneira de olhar para o mercado de trabalho”.

À semelhança das edições anteriores, o “So Pitch Bootcamp” espera juntar empresas, pessoas desempregadas e empreendedores. O grande objetivo do evento é fazer com que os participantes aprendam a “pensar no mercado”.

Em entrevista ao JPN, Pedro de Almeida, da organização, admite que é fundamental “perceber que o mercado de trabalho é uma espaço de transações comerciais entre quem compra trabalho (as empresas) e quem tem um produto que é o seu trabalho (pessoas)”.

Um projeto que quer “rasgar oportunidades”

O projeto Pitch procura desde 2011 uma nova geração de empresários que querem rasgar oportunidades. De acordo com Pedro de Almeida, “não interessa a dimensão da empresa ou o peso do logótipo”. Para a organização, o importante num evento deste tipo é a disponibilidade dos empregadores. “Queremos empresários disponíveis para dar bom feedback aos participantes”, diz o responsável. No entanto, as empresas participantes devem ter potencial de recrutamento de forma a “aproveitar o capital humano que o Pitch Bootcamp permite que conheçam”.

Empresas que aderiram em edições anteriores

A lista de empresas para o Pitch Bootcamp ENEEG ainda não está fechada, mas ao JPN Pedro de Almeida desvendou alguns dos empregadores que vão estar presentes na edição do Porto: Bind, Grupo CH, a Altronix, a Adecco, a Toyota Caetano, OnsalesIt e SGS.

Os últimos Pitch Bootcamps têm tido uma grande adesão. As inscrições para as edições de Braga e Aveiro esgotaram duas semanas antes das datas dos eventos e Pedro Almeida prevê que aconteça o mesmo na edição do Porto, onde metade das vagas já está preenchidas.

Bom para quem dá e procura trabalho

De acordo com Pedro de Almeida, a ideia está a ter imenso sucesso: “Temos visto contratações de participantes por parte das empresas presentes e participantes que, ao mudarem a sua estratégia de abordagem ao mercado de trabalho, encontram novas oportunidades que antes não pensavam sequer poder existir”, afirma.

O feedback positivo também chega do lado das empresas. Segundo a organização, os empregadores estão a acolher muito bem o evento. De acordo com Pedro de Almeida, através do projeto “Pitch”, no geral, as empresas tem um maior contacto com as pessoas e com as suas potencialidades.

No fundo, este projecto pretende ser uma “forma diferente de ajudar as pessoas a perceber o que as empresas pretendem delas. A organização admite que é através de iniciativas como o “So Pitch Bootcamp” que as empresas têm conhecimento de “pessoas com um incrível potencial de mercado”. Geralmente, “as empresas contratam ou deixam em shortlist para possíveis colaborações futuras”, remata Pedro de Almeida.