O Another Collective une cinco designers de comunicação, dois de multimédia e um designer de produto, todos estudantes na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) que, na tentativa de encontrar um espaço mais amplo e confortável para trabalharem, acabaram por restaurar uma casa sem utilização. A dimensão do projeto acabou por levar à criação de um estúdio de Design que já foi contratado por várias empresas do Porto.

O grupo desenvolve trabalhos nas mais variadas áreas, desde branding, projetos de editorial, a web design e multimédia. A maioria dos projetos apresentados pelo ateliê são desenvolvidos em contexto escolar e servem como cartão de visita para as empresas, sendo que alguns desses trabalhos já são remunerados.

Beatriz Barros, designer de comunicação da Another Collective, vê o futuro com otimismo. “Ser designer em Portugal não me parece complicado. Não somos derrotados pelos obstáculos e, em último caso, levaremos este projeto para fora do país”, garante.

O projeto tem corrido a bom ritmo desde o início e a designer de comunicação não esconde o desejo do grupo de prosseguir. “As nossas ambições são gigantescas, não fossemos nós jovens com um futuro pela frente”, conta. “A liberdade de sermos o que quisermos dentro deste projeto foi sempre algo que deixámos bastante claro desde o início”, diz ainda, já que acredita que só assim o sucesso coletivo é possível.