A cooperação entre a Universidade do Porto (UP) e a Câmara Municipal da Trofa não é recente, mas ganha agora um novo fôlego.

No âmbito da Universidade Júnior, a Câmara Municipal e a Universidade do Porto celebram um protocolo de colaboração que envolve a participação dos estudantes do ensino básico e secundário do concelho nos Cursos de Verão da Universidade.

A instituição compromete-se a aceitar estudantes do concelho de Santo Tirso que sejam selecionados pelas escolas e apoiados pela Câmara Municipal (principalmente a nível do transporte entre as faculdades e a zona de residência). O objetivo é encontrar espaços de cooperação com as escolas e com os responsáveis autárquicos, de modo a “motivar os jovens para a área das ciências e das humanidades”.

Já a Câmara da Trofa pretende auxiliar os jovens a escolher e construir os seus percursos académicos, assim como reduzir a taxa de abandono escolar. Os alunos interessados devem fazer a inscrição através do site da iniciativa, até 14 de março.