A partir da próxima quinta-feira, dia 28 de março – e até sábado, dia 30 – o Cinema Passos Manuel, no Porto, irá acolher um ciclo de cinema em homenagem à documentarista Kim Longinotto.

Serão sete filmes, incluindo os premiados “Hold Me Tight, Let Me Go” e “Rough Aunties“. A realizadora dos mesmos, Longinotto, marcará presença durante os três dias do ciclo.

Ciclo Kim Longinotto – Programação

28 de março
17h – “Pink Saris” (2010)

29 de março:
17h – “The Day I Will Never Forget” (2002)
19h – “Sisters in Law” (2005)
22h – “Rough Aunties” (2008)

30 de março
17h – “Hold Me Tight, Let Me Go” (2007)
19h – “Divorce Iranian Style” (1998)
22h – “Dream Girls” (1994)

“Retrospetiva Kim Longinotto: Histórias no Feminino” irá abordar temas como “o divórcio no Irão, a mutilação genital feminina no Quénia, a violência sobre mulheres e crianças nos Camarões, na África do Sul ou na Índia, a educação de crianças emocionalmente perturbadas em Inglaterra ou mesmo questões de género, identidade sexual e contradições culturais no Japão”.

O objetivo é dar a conhecer as obras mais emblemáticas da documentarista britânica e sensibilizar o público para a realidade da violência e abuso sobre mulheres e crianças e pela promoção da igualdade e fim da discriminação.

Os filmes serão acompanhados por um conjunto de debates nos quais serão abordadas as temáticas retratadas nos documentários. O ciclo repete-se em abril, na cidade de Lisboa, durante quatro dias.