Procura de emprego, anúncios de imobiliário e partilha de experiências sobre locais específicos são algumas das funções da Soccial. A plataforma é portuguesa e é da responsabilidade de Paulo Rodrigues, programador e analista web, que viu “potencial em tornar um portal imobiliário numa rede social”.

A principal diferença desta para as restantes redes sociais é, de acordo com o responsável, “a forma como o conteúdo é gerado”. No processo, destaca a importância da “força colaborativa da comunidade”. Segundo o próprio, “são as pessoas que fazem não só o conteúdo da rede social em si mas também o conteúdo relativo aos locais”.

O projeto permite à população interagir com as várias empresas, desde o café da vizinhança às grandes multinacionais: “As pessoas sugerem logótipos e slogans às empresas e elas podem aceitar ou não. As empresas quando estiverem radicadas podem propor votações aos utilizadores.” O exercício torna-se, no entanto, mais interessante “em negócios locais que não conseguem ter um designer, naquela tasca do senhor velhinho que não tem logótipo. Então, nós, os cinco ou seis amigos que costumam ir à tasca, acedemos ao site e personalizamos a página”.

Outra novidade, diz Paulo Rodrigues ao JPN, é a “forma como se apresenta o conteúdo“. A partilha de locais e experiências vem afirmar as potencialidades turísticas da plataforma: “Há um potencial turístico muito forte porque o Soccial vai ter informação relevante não só sobre todos os locais turísticos mas todos os locais”. Os utilizadores poderão então aceder ao site e ver quais os locais mais visitados e procurados, quer pela população local quer pelos visitantes.

As expetativas foram excedidas

A visibilidade dada pelos meios de comunicação social levaram, segundo Paulo Rodrigues, a um aumento da notoriedade e do número de utilizadores. “Nós, até à data de lançamento, tínhamos cerca de dois mil utilizadores e hoje, uns dias depois, já temos cerca de quatro mil utilizadores pré-registados.” O lançamento foi na passada segunda-feira e o registo só é feito depois de um convite, enviado após a conexão via e-mail.