Depois do reconhecimento público internacional e de dois Óscares da Academia de Hollywood, o filme “Django Libertado” vai agora ter direito a uma ilustração idealizada pelo autor sérvio Rajko Milosevic Guéra. O ilustrador ,que vive há vários anos em Espanha, revelou à agencia espanhola EFE, que iria realizar uma nova parceria com o realizador de “Django”, o norte-americano Quentin Tarantino.

O Filme

Django Libertado“, venceu o Óscar de melhor argumento original, e é protagonizado por Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio e Christoph Waltz (vencedor do Óscar de melhor ator secundário). Inspirado no “western spaghetti”, um género de filme que se tornou famoso em Itália durante a década de 1970, o filme conta as aventuras de Django, um escravo negro que é libertado e procura a sua mulher.

Entre os detalhes já conhecidos, a banda desenhada (BD) deverá ter um formato de novela gráfica, vai ser publicada pelo grupo editorial norte-americano DC Comics e poderá ter entre 120 a 160 páginas. Guéra adiantou ainda que está a trabalhar em parceria com outros artistas, contudo ainda não é possível avançar com uma data para a conclusão da BD – apesar do autor sérvio acreditar que o projeto deverá estar finalizado no próximo inverno.

Mas esta parceria entre Tarantino e Guéra não é inédita: já em 2009, o cineasta e o autor tinham criado uma banda desenhada inspirada no filme “Sacanas sem Lei” – outra obra realizada por Tarantino, protagonizada por Brad Pitt – para a edição norte-americana da revista “Playboy”.

Filme tem gerado vários protestos

Apesar do sucesso, a obra de Tarantino acabou por gerar vários protestos de associações norte-americanas que lutam pela defesa dos direitos dos negros. “Django” foi considerado ofensivo e chegou a ser criticado por figuras do cinema, como foi o caso do realizador afro-americano Spike Lee.

As críticas levaram mesmo a produtora do filme a retirar os bonecos das personagens do mercado, após várias pressões.