No início da semana, foi apresentada uma nova versão do sistema RAPID (Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente), que permitia, até então, controlar a entrada de pessoas nos aeroportos internacionais através do passaporte eletrónico. O novo sistema vai continuar a funcionar normalmente, com a particularidade de fiscalizar, automaticamente, a partir do Cartão do Cidadão.

A nova funcionalidade do RAPID foi divulgada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no Salão Internacional de Segurança e Proteção, Segurex, na Feira Internacional de Lisboa, que termina no próximo sábado, 11 de maio.

O RAPID, criado pelo SEF, foi o primeiro sistema no mundo a possibilitar o controlo automático de passageiros através do passaporte eletrónico que é utilizado com base numa comparação entre a imagem do passageiro, que está armazenada no chip, e a que é tirada no aeroporto, no momento.

Na apresentação do dispositivo, o SEF explicou que a nova versão do RAPID foi desenvolvida para integrar o Cartão do Cidadão português e vai entrar em funcionamento no Aeroporto de Lisboa em julho deste ano. Para já, não está prevista a adaptação aos restantes aeroportos do país.