Desde 1985 que não se reuniam em palco. E, o regresso, muito aguardado, acontece esta sexta-feira, às 22h, no Coliseu do Porto. Os Jafumega, icónica banda que marcou o pop rock dos anos 80, vão atuar junto de Jorge Palma, Capicua, Deau e Pedro Abrunhosa, em dois espetáculos, nos “coliseus” do país. O segundo concerto realiza-se em Lisboa, dia 31.

Os Jafumega surgiram em finais dos anos 70. O primeiro disco, cantado em inglês, foi lançado em 1989, com o nome “Estamos aí”. Mais tarde, lançam o single “Dá-me lume”, desta vez em português, com um tema de grande sucesso – “Ribeira”.

“Sabe quem canta isto?”

Para assinalar a data, o JPN saiu às ruas do Porto para relembrar a banda e uma das suas músicas mais famosas (ver vídeo em cima).

A banda, constituída por Luís Portugal (voz), Mário Barreiros (guitarra), Eugénio Barreiros (voz e teclas), Pedro Barreiros (baixo), José Nogueira (saxofone e teclas) e Álvaro Marques (bateria), lançou, mais tarde, o álbum homónimo – Jafumega -, que inclui temas como “Latin’América”, “Kasbah” e “Nó cego”. No ano seguinte, os Jafumega editaram o álbum “Recados”, com temas como “Romaria” e “La Dolce Vita”.

Pouco depois, a banda decide interromper a atividade, algo que poderá estar relacionado com uma receção menos positiva entre o público. E embora tenha anunciado a intenção de lançar um novo disco, os Jafumega acabaram por não avançar com outro projeto.

Hoje, passados quase 30 anos, os membros originais reúnem-se novamente para comemorar a carreira e a história do grupo. Os bilhetes para os dois concertos podem ainda ser comprados. Variam entre 15 e 40 euros, consoantes os lugares escolhidos, e podem ser adquiridos na Ticketline.