É um dos principais acessos entre Porto e Gaia e por ali passam, por dia, milhares de veículos. Em horas de ponta, o trânsito é incrível. Por isso mesmo, a obra que vai requalificar o túnel da Ribeira, inserida no projeto de reabilitação do eixo Mouzinho-Flores, não se prevê fácil.

Começa a 10 de julho, só termina em outubro e e acredita-se que a fase mais crítica dure até ao final de agosto. Durante esse período de tempo, serão instaladas condutas de abatecimento de água e de águas residuais e pluviais.

A circulação será muito condicionada mas o objetivo é ambicioso: tratar as fissuras, limpar e pintar as paredes do túnel e ainda repavimentar passeios e faixas de rodagem e colocar semáforos.

Ao JN, Firmino Pereira, vice-presidente da Câmara de Gaia, demonstrou o descontentamento com a data escolhida e a preocupação com o impacto desta obra na época alta do turismo. Já a Câmara do Porto garante que o mês de julho será o mais adequado. “Apesar dos transtornos que irá causar, trata-se do período com menor tráfego do ano”, refere.