Os primeiros sons no recinto do Passeio Marítimo de Algés devem começar a ouvir-se a partir das 17h, mas só às 18h desta sexta-feira é inaugurado o palco principal. Stereophonics fazem as honras na noite de Green Day, uma das bandas mais aguardadas do cartaz. O grupo norte-americano de punk rock faz parte do imaginário dos jovens de 90 e vão partilhar o palco com Two Door Cinema Club e Biffy Clyro. Mas quem encerra a noite é Steve Aoki, que já dispensa apresentações.

Alive 2013

– Alive 2013!: Pedro Viegas é quem gere os bastidores (link)
– Trocar o Glastonbury ou o Benicàssim pelo Alive: porquê? (link)

Nos palcos secundários, Vampire Weekend, Edward Shape & The Magnetic Zeros ou Death From Above 1979 também prometem cativar a plateia. Mas para isso, há que lá chegar e são várias as opções: o comboio especial na linha de Cascais, com ligação de Algés a Cascais ou Cais do Sodré; o autocarro especial da Ala Viagens com partida de todos os distritos e volta no mesmo dia; o elétrico e o metro (ambos sempre com direção a Algés) e a carreira noturna 201. Para os que preferirem ir confortavelmente de carro, o Centro Comercial Alegro oferece estacionamento gratuito e ligação ao festival (entre as 16h e as 04h, com intervalos de 30 minutos), durante os três dias.

Já no segundo dia, 13 de julho, chega a esperada hora de Depeche Mode, com “Delta Machine” e os clássicos. A banda inglesa atua antes de 2ManyDj’s (DJ Set), que dão música noite dentro, e depois dos britânicos Editors, do regresso de Jurassic 5 e os portugueses OqueStrada. As suecas Icona Pop, antes de Crystal Castles, prometem incendiar o palco secundário, depois da representação portuguesa, com Capitão Fausto ou The Legendary Tiger Man.

A representação portuguesa não falha, num festival cada vez mais internacional

Apesar da cada vez maior internacionalização do festival (que atraiu mais de 17 mil estrangeiros na edição passada), são muitos os nomes portugueses que vão conquistando um lugar na line-up.

Exemplo disso são os Linda Martini, que abrem o palco principal no terceiro e último dia de festival. A banda lisboeta atua antes do “novato” Jake Bugg, que antecipa os australianos Tame Impala. Phoenix e os empolgantes Kings Of Leon encerram o palco principal, mas não a noite. Pela madrugada, ainda há Django Django e The Bloody Beetroots no Palco Heineken. Antes disso, no entanto, há que pegar no horário de bolso e ser coordenado para ver o melhor dos três palcos: ainda há Alt-J, Band of Horses, Max Drum e muito mais.

E para além dos palcos há ainda o coreto, com dezenas de concertos de artistas portugueses. Com curadoria do programa de rádio Ginga Beat, ligado à Red Bull Music Academy Radio, acolherá nomes como Nigga Fox, Sarah Linhares & The Swagg Boyz e Niagara, Vahagan & The Sky People, Throes + The Shine, Celeste Mariposa ou Stereossauro.

Pelo Passeio Marítimo de Algés, que pode acolher até cerca de 55 mil pessoas por dia, já passaram artistas como Pearl Jam, Coldplay, Bob Dylan, Rage Against the Machine, Radiohead, ou Neil Young. Este ano, não só os grandes nomes mas também algumas estreias prometem mais uma edição para recordar.