No ranking das 200 universidades com maior presença online, entre instituições como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) (que ocupa o primeiro lugar), a Universidade de Austin – Texas (UT) (em nono lugar) ou a Universidade de Princeton (em 15.º), a Universidade do Porto (UP) ocupa a 141.ª posição. E para além da localização favorável na tabela, a UP subiu 36 lugares em relação a 2012, em que lhe foi atribuído o 180.º lugar.

No top, depois do MIT, surgem a Universidade de Stanford, em 2.º lugar, e a Universidade de Harvard, em terceiro. A lista, denominada “Top 200 Colleges and Universities in the World”, do “4icu.org University Web Ranking”, enumera as 200 universidades do mundo mais populares online e a Universidade do Porto é a única portuguesa a ser mencionada.

O “4icu.org University Web Ranking” é publicado online desde maio de 2005, pelo diretório de instituições de ensino superior “4icu.org“. Para avaliar os critérios de popularidade usa várias ferramentas, como o Google Page Rank, por exemplo.

Para além das 200 mais populares do mundo, o site mede ainda as 100 melhores da Europa. Nesta lista a Universidade do Porto já não está sozinha. A Universidade de Coimbra (UC) surge em 83.º lugar. Ainda assim, ocupa uma posição mais favorável e está mesmo entre as 25 melhores, com um 24.º lugar.

Neste caso, a UP subiu 25 lugares em relação a 2012, enquanto que a UC caiu do 74.º lugar para o 83.º. No top, a Universidade de Oxford arrecada o primeiro lugar, seguida da Universidade de Cambrige, em 2.º, e da Universidade de Edimburgo, em 3.º.