A partir do dia 2 de agosto, e até setembro, um passeio pela Baixa pode tornar-se numa saída cultural, já que a cultura vai estar à espreita nas varandas do Porto. É o Festival Varandas, que está de volta, e traz momentos de dança, música, poesia, literatura e até teatro.

No primeiro dia, na Porta do Olival, há um momento de conversa com o escritor Luís Miguel Rocha, a partir das 19h. Depois, às 22h, um teatro musical. “Aquilo que vocês quiserem” é “um aglomerado de vozes femininas e os seus instrumentos de bolso, aos abraços com os filmes e suas bandas sonoras”. Uma hora depois, há um baile de música tradicional europeia, com Diana Azevedo.

A 9 de agosto, a festa faz-se na Praça das Cardosas. A conversa, desta vez, é com Miguel Miranda. Já a música fica a cargo de Torre D’anto, com fado e guitarra portuguesa, às 22h, pelas mãos de Ricardo Dias, Pedro Lopes, Joaquim Andrade e Carlos Pimentel.

Uma semana depois, o festival ruma ao Largo dos Lóios. A 16 de agosto, Manuel Jorge Marmelo está disponível para conversar, antes do Duo Ruim – Rui e Quim – fazerem a sua magia: interpretam versões acústicas dos grandes escritores e canções em português.

Este ano, também há “Varandinha”, o festival para os mais pequenos

No dia seguinte, o festival começa mais cedo. Às 10h, há um passeio guiado, “pela mão” de Gisela Duque Pereira, a algumas das varandas mais emblemáticas da cidade do Porto. Já a 23, junto ao Sampaio Bruno, na Rua do Bonjardim, há poesia. Joaquim Castro Caldas, intérprete da “Vontade do Pássaro”, debita palavras, “as suas e as dos outros”. Antes, também às 19h, a conversa é com Mónica Baldaque.

No dia 30, retorna-se à Praça das Cardosas. Não há escritor mas há conversa. Fala-se de Manuel António Pina, à hora de sempre. A voz é de Álvaro Magalhães, Pedro Olavo Simões, Sousa Dias, Miguel Carvalho, Miguel Gonçalves. Já ás 22h, a Associação Porta-Jazz volta a promover o Jazz no Porto.

No dia seguinte, no mesmo sítio, uma das grandes novidades. O Varandas vai-se transformar no “Varandinha”, uma edição especialmente dedicada aos mais pequenos e a famílias. “Conto Histórias para Voz” são histórias pautada por breves momentos musicais, com recurso a instrumentos ancestrais.

O Varandas termina depois a 6 de setembro, na Rua de Miragaia, com a encenação de “Hostel”, às 22h. Às 23h, encerra como começou: o baile de música tradicional europeia.