Já começou o concurso público da Agência Nacional do Cinema do Brasil (Ancine). A empresa está à procura de novos funcionários e, na altura de recrutar, coloca portugueses e brasileiros ao mesmo nível.

Em causa estão 41 vagas disponíveis para “Especialistas em Regulação e Fiscalização da Atividade Cinematográfica e Audiovisual” e 28 vagas para “Analistas Administrativos”. Para ambas as funções há três níveis de “categoria”, “com diferentes atribuições, requisitos e conteúdos programáticos”, e com as vagas distribuídas entre si. No entanto, para todas é necessário, pelo menos, uma formação superior na área.

Para além disso, em ordem de puderem cumprir o processo de seleção – submetendo-se a uma “prova de acesso” -, portugueses e brasileiros têm de pagar uma “taxa de inscrição”: 95 reais (cerca de 30 euros) para os analistas, 105 (cerca de 33 euros) para os especialistas em regulação. Esta prova, que não é, no entanto, o único método de avaliação do processo, acontece a 3 de novembro.

Os selecionados trabalharão na sede na Ancine, no Rio de Janeiro e o salário mensal para o cargo de Especialista em Regulação ronda os 10 mil reais (cerca de 3,2 mil euros). Já para o cargo de Analista Administrativo, a remuneração ronda os 9,600 reais, cerca de três mil euros.

Os especialistas em regulação terão tarefas da inspeção à fiscalização e controle de mercados, bem como “à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respetivos a essas atividades”. Os analistas, por outro lado, atuam na área da “gestão interna da Agência”, dos recursos humanos à gestão orçamental. A carga horária é de 40 horas mensais.