São ideais para percursos citadinos, amigas do ambiente e, muitas delas, ícones da moda. Podíamos estar a falar de várias coisas, mas referimo-nos às “scooters”. Com todos estes atributos, as pequenas motas já mereciam um evento próprio e a verdade é que, sábado, dia 21, vão tê-lo.

Designada de “Scooter Parade“, esta concentração de “scooters” vai ter a sua base no Queimódromo do Porto, onde funcionará, a partir das 10h, a “Scooter Village”. Aqui, os participantes poderão usufruir de atividades gratuitas até as 20h.

Inscrições

A “Scooter Parade”, que conta com o apoio da Câmara do Porto através do Porto Lazer, ainda tem inscrições abertas. Dependendo da data de inscrição, o custo varia entre 10 ou 15 euros por “scooter”. Além de permitir a participação no evento, este valor dá direito a uma t-shirt e ao autocolante oficial. Importa referir que o “pendura” tem acesso gratuito. A inscrição pode ser feita aqui ou aqui.

“Estão previstas atividades como test drives, aulas de pilotagem, workshops de manutenção de motas e prevenção rodoviária, bem como concursos para eleger a mota mais original e mais bonita”, refere Luís Castro Fernandes, da organização.

Para as 11h está marcada a “Scooter Parade” no verdadeiro sentido da expressão, altura em que as mais de 300 motas esperadas no evento vão desfilar pelas ruas do Porto. “O desfile pela cidade irá sair da ‘Scooter Village’, percorrer a marginal em direção aos Aliados e voltar ao Parque da Cidade pela Avenida da Boavista”, revela o membro da organização.

Com esta iniciativa, os objetivos são “promover a mobilidade urbana sustentável, reduzindo as emissões de CO2 nos grandes centros urbanos, consciencializar os automobilistas para o tráfego de veículos de duas rodas nas grandes cidades e fomentar a segurança rodoviária”, pode ler-se, em comunicado.