“O WordCamp é um evento informal” que promove a socialização e a “troca de contactos”, “sem fins lucrativos”, “em jeito de conferência para troca de ideias, conhecimentos e debate”, explica a organização, no site oficial do evento, que se espera “dinâmico, interativo, descontraído e divertido”. O objetivo é só um: discutir o WordPress, um sistema de gestão de conteúdos gratuito, para a criação, edição e desenvolvimento de páginas web.

WordPress

A WordPress Foundation é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e dinamizar o projeto de democratização do WordPress enquanto sistema de código aberto. Atualmente, este sistema alimenta milhões de websites em todo o mundo: cerca de 54% de todos os sites existentes de que se conhece o seu CMS utilizam o WordPress. Este ano, celebra 10 anos.

Organizado pelaComunidade Portuguesa de WordPress, em Portugal – com autorização da WordPress Foundation – chega agora ao Porto, a 9 e 10 de novembro, depois de duas edições em Lisboa.

O Instituto Superior de Engenharia (ISEP) é o espaço escolhido para o evento, que vai ter o custo de 30 euros, já com refeições (almoço e coffee-breaks) incluídas. A “after-party”, que não podia faltar, também não tem custo adicional.

Até 30 de setembro, pode candidatar-se a ser orador no WordCamp

No primeiro dia, o WordCamp vai acolher oradores e conversas sobre o WordPress. Ainda assim, o programa ainda não é conhecido e, até 30 de setembro, quem achar que tem alguma coisa de interessante para dizer sobre o WordPress pode candidatar-se a um lugar. “Mostra o que fizeste usando o WordPress, o que aprendeste com a experiência, dá exemplos, conta-nos as tuas dúvidas e relata o teu momento Eureka”, desafia a organização.

O tempo limite é de 20 minutos com a possibilidade de adicionar, no máximo, mais dez para perguntas e respostas. Para tentar a sua sorte, basta enviar uma “sinopse da apresentação”, com ou sem imagens, ou “um vídeo curto – de um minuto com uma simulação da apresentação”.

Já o segundo dia é dedicado ao “Hack Day”. Mas não pense que este é um evento destinado especialmente “a um grupo de especialistas que vão falar sobre código”. O WordCamp “é aberto a todos os interessados em WordPress, desde veteranos a iniciados, desde utilizadores experimentados a profissionais”.